Monumento Revolta Ribeirão Manuel

http://patrimonium-cv.blogspot.com/

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Material para gambot'arte

Vou partilhar convosco algum material para o nosso projeto gambot'arte. Estamos a trabalhar para o enriquecimento do conteúdo para o site, com novas abordagens em termos de produções plásticas, de investigação, e de conteúdos para a promoção do nosso património cultural. Temos material interessante que contamos publicar, brevemente, para a reactivação da nossa memória coletiva. 
Aparição - J-badiu

Confrontação - J-badiu

Selva urbana - J-badiu

Negreiro - J-badiu

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro


Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro. Aos que amam esse instrumento de sabedoria, aproveitem este dia para escreverem poesias, crónicas, e façam muita leitura.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Desespero de um diretor

Neste contexto de crise, o insólito comunga com o desespero de alguns responsáveis. O diretor do Museu de Arte Contemporânea "deitou fogo" nas obras da Instituição em protesto as cortes orçamentais no setor da cultura. Esta noticia, vinda da Italia, tem causado algum desconforto, e algumas críticas sobre a postura do Diretor e da situação de crise em que vivemos.
fonte: JN, ed. 17/4/2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

Serenata



Som di longi na lua cheia
luluxa ta sunha na enclavi
corda ta acaricia-l na mansu mansu
na petu lebi ki ta po-m ta sunha
suspira lebi pa fase-m lembra txel tempu  
ah! ki sodadi di mininensia nhor dés… béee…
ah nha membra, si pantera staba bibu, serenata era mas sabi
odja musica ta bisti bunitu ta sai ta corri…
música na ceu
odja strelas ta pista ku veu
diaxi-nho! Si calhar é prenunsio di kasamentu
Ayam. É midjor nu sumara propi
Dexa Sucuru fitxa
Ti Lua soma
Cu bioco e surriso
Talentu di conquista
Soma cu  acordi na tempu
Bocas sumara
Sai morna
Morna morninha pa namora
Djom Mendi cu viola na petu
Zebedeu cu música na boca
Luluxa ta spreta na janela
Nha Curason ta cundum cudum
Teson di vida
Paixon di mininencia
Voz di curason
Odju fitcha pa um beju
Bentu leba deseju pa bó, Luluxa 
xinti voz na curaçon
 odju ta fitxa
Silêncio toma conta lugal

18 de Abril, dia dos monumentos e sitios


Amanhã é o dia Internacional dos Monumentos e Sitios; esses "lugares de memória" devem ser valorizados e socializados para que as novas gerações possam refletir sobre o destino coletivo de uma nação. A celebração memorial, nos últimos anos, tem vindo a ganhar terreno como elemento estratégico das instituições e forças políticas, como forma de visibilidade pública. 
Em Cabo Verde, algumas iniciativas serão materializadas na Cidade Velha. Faltam outras entidades das ilhas comemorarem esse dia, de suma importância, para a história local e nacional. A sociedade civil, o poder local e central, deveriam prestar mais atenção a este efeméride. 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia mundial da voz


Hoje comemora-se o dia Mundial da Voz. Em Cabo Verde, este efeméride passa despercebido por parte dos jornais online. Nada melhor do que relembrar grandes vozes da nossa cultura; Cesária Evora, Bana, Mayra Andrade, Lura, Zeca de Nha Renalda, entre outras vozes...


Retoma do editorial, museu&patrimonio de Cabo Verde

A equipa deste blogue retoma as atividades com novidades várias do panorama cultural cabo-verdiana e mundial. Um projeto que visa dar corpo às preocupações patrimoniais e museológica de Cabo Verde e não só, com novos enquadramentos setoriais para dar corpo a sustentabilidade do nosso projeto. Faz parte do corpo deste blogue, links que vão dar a outros lugares do nosso projeto: gambot'arte, nubai.tour, boka fogu e patrimonium.cv. 
Estamos aberto às parceiras. Quem quiser abraçar este desafio que entre em contato connosco: patrimonium.cv@gmail.com ou bemdesantiago@hotmail.com
 Atenciosamente
Carlos Mendes e Nelson Carvalho