Monumento Revolta Ribeirão Manuel

http://patrimonium-cv.blogspot.com/

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tributo à Cesária Évora



Pára música…
A dor é tanta que parti o meu violão aos cacos
Para fazer colagem na tela da memória
Um break-colage da dor e da saudade…
A tela do mar… arfar… arfar…
Que acaricia os cacos no tom de embalar
Ovaciono-te, Cize, aos berros para mundo
Enquanto parto a minha voz nos fragmentos d’alma
Sinto o chamamento das estrelas clamando por ti
Declamando mornas de embalar na matriz da saudade
Caminho longe para nunca mais…
Pára música. Pára…
Pára música e deixa-me dançar no vazio
A dança do tempo que cruza o céu
A coladeira da minha morada
E a morna da saudade
Pára a música e recolha as pautas,
O compasso, a clave, as colcheias, as nota menores…
Para a minha mala…
Não aguento mais…
Vou viajar…  
No azul anil
Do meu disco de vinil

Ps. Adeus Cesária até breve!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Morreu a nossa figura maior da visibilidade no mundo



Depois de vários rodopios, a nave da morte, definitivamente, amarou no Porto Grande do Mindelo levando a nossa Maior figura identitária.
Os blues-man do Porto Grande choram, sofredoramente, o porquê da tamanha perda; o porquê do passamento da voz da nossa memória colectiva…
A voz de uma Pessoa Maior, simples e profunda…
A pessoa que era a advogada da nossa justiça no mundo…
A irmandade da multiculturalidade, na sua forma simples e autêntica…
A Cize era a Voz-Figura de um tempo-espaço Maior
De um lugar que corporiza vários lugares e várias almas.
Ela era o sentido da modéstia e da simplicidade inspiradora.
Ela forjou o nosso corpo e a nossa bandeira com simplicidade e mestria
A voz da diplomacia cimentada na plasticidade da nossa Música Universal 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cidade Velha: Património Mundial à distância de um clique




A Cidade Velha Virtual é o nome o projecto apresentado esta segunda-feira, na Cidade da Praia. A iniciativa prevê a criação de um portal na internet, que irá disponibilizar fotografias, vídeos e textos sobre o Património Mundial. A ideia, por agora, é convergir os esforços dos Ministérios da Cultura e da Ciência, da autarquia local e das universidades para elevar a Cidade Velha a um novo patamar. 
O projecto consiste na criação de um acervo digital constituído por textos, mapas, iconografia, entre outros. A ideia é disponibilizar informações históricas e arqueológicas sobre a Cidade, mas também criar um cibermuseu, que irá permitir que os internautas visitem a Cidade Velha. Está ainda prevista a criação de jogos electrónicos, de carácter pedagógico, sobre a primeira capital do país.

A plataforma vai estar sob a alçada do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação. De acordo com António Correia e Silva, o projecto irá permitir uma maior promoção da história da Cidade, já que "põe o processo de valorização da Cidade Velha num patamar mais ambicioso, utilizando duas tecnologias: uma muito antiga, que é a história, e outra muito moderna, que é a informática".

Para o governante, uma das mais-valias do projecto será o facto de atrair mais turistas, rentabilizando os investimentos e os trabalhos realizados até agora. "As experiências mundiais de Web museus provam que quanto mais o sítio é conhecido, mais ele é visitado", exemplificou.

O Cidade Velha Virtual irá contar com a parceria da Universidade de Aveiro, mas também com as de algumas universidades nacionais. Para além disso, integra ainda o Ministério da Cultura, que irá dar um importante contributo no que se refere ao conteúdo da plataforma. O ministro Mário Lúcio salientou que o seu ministério quer valorizar ainda mais a Cidade Velha. Assim, avançou que em 2012 o Instituto da Investigação e do Património Cultural irá contar com uma verba considerável para continuar as pesquisas e escavações científicas, e também os trabalhos de restauro e requalificação.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, estes investimentos são essenciais, na medida em que a promoção da Cidade Velha através da internet e o consequente aumento do fluxo turístico irão exigir uma melhoria das condições e infra-estruturas da Cidade. Manuel de Pina reconheceu a importância do site para a projecção internacional da Cidade Velha, e sua promoção como sítio histórico.

Fotos: Quim Macedo
7-12-2011, 01:59:23
Ilda Fortes, Redacção Praia

FONTE: EXPRESSO DAS IHAS